MARANTACEAE

Calathea widgrenii Körn.

Como citar:

Maria Marta V. de Moraes; . 2011. Calathea widgrenii (MARANTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

900,252 Km2

AOO:

16,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro (Braga, 2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2011
Avaliador: Maria Marta V. de Moraes
Revisor:
Critério: B1ab(iii)+2ab(iii)
Categoria: EN
Justificativa:

A espécie ocorre no domínio fitogeográfico Mata Atlântica, no Estado do Rio de Janeiro e, possivelmente, no Espírito Santo, com EOO de 788,22 km² e AOO de 16 km², sujeita a quatro situações de ameaça. Devido à baixa extensão de ocorrência e degradação de seu hábitat, a espécie foi categorizada como "Em perigo" (EN). Recomendam-se estudos de distribuição e o levantamento de dados populacionais para uma categorização mais precisa.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa/Aberta (Stehmann et al., 2009)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Entre as espécies de Marantaceae, o sucesso reprodutivo está associado à participação de polinizadores eficientes no desencadeamento do mecanismo de disparo do estilete, bem como com a precisa transferência dos grãos de pólen para o corpo do polinizador. Essa associação entre eficiência de polinizadores e precisa deposição dos grãos de pólen é de extrema importância para a reprodução das espécies dessa família, uma vez que o mecanismo do estilete, após ser desencadeado, não volta mais para sua posição inicial (Leite; Oliveira, 2007).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) national high
Resta menos de 7% da cobertura original de Mata Atlântica,que foi intensamente degradada pela perda de habitat, vinculada à retirada delenha, exploração ilegal de madeira, caça, extrativismo ilegal e invasão deespécies exóticas (Tabarelli et al., 2005).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU), segundo a Lista do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007)